terça-feira, 10 de junho de 2014

Tattooed Millionaire: quando Bruce Dickinson se dedicou ao hard rock

Em meio a uma carreira de sucessos com o Iron Maiden, que era então uma das maiores bandas do cenário, o vocalista Bruce Dickinson começou a trabalhar na trilha sonora do filme A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child (no Brasil como “A Hora do Pesadelo 5: O Maior Horror de Freddy”) com seu parceiro Janick Gers – que ainda não era guitarrista do Iron Maiden – em 1989 na canção Bring Your Daughter... To The Slaughter, que tinha uma sonoridade mais voltado para o hard rock americano de arena, acendeu então a luz na cabeça do vocalista para fazer um um álbum solo mais orientado ao hard rock para diferenciar do que fazia no Maiden.

E assim começou a nascer Tattooed Millionaire, primeiro disco da bem sucedida carreira solo do baixinho inglês. Produzido pelo já lendário Chris Tsangarides e contando com a parceria de Gers em praticamente todas as composições, o álbum cumpre a missão de entregar um trabalho de hard rock “americanizado” e melódico, com refrãos cantáveis e rocks de arena. Andy Carr no baixo e Fabio Del Rio na bateria completaram o quarteto.




Son of a Gun é a primeira e é a mais tensa do trabalho, tendo um andamento lento e até um clima melancólico em certos momentos, diferenciando de todo o restante aqui presente; já a faixa-título mostra que a vontade de Bruce foi feita de forma clara: um riff simples, uma estrofe empolgante e um refrão de arena. Reza a lenda que a letra, onde Bruce tira uma onda com o modo de vida dos hard rockers de LA, é uma "indireta" a Nikki Sixx, baixista do Mötley Crüe, que afirmou ter transado com a esposa de Bruce.



Born in ’58 e Gypsy Road seguem a linhagem mais melódica e o destaque é para a voz de Bruce que na época estava mais rouca, com mais drives do que normalmente, mas ainda assim atingia as notas altas com perfeição e passava aquela emoção teatral que poucos como ele conseguem.

Dive! Dive! Dive! é a minha favorita e Bruce usa um tom que poderia torná-lo capaz de gravar qualquer trabalho do AC/DC – aliás, assim como Lickin’ the Gun e Hell on Wheels, tanto o timbre do vocalista quando a parte instrumental lembram os australianos.



Alguns covers foram gravados e só saíram em edições especiais lançadas anos depois, como Spirit of Joy, de Arthur Brown, Sin City, do AC/DC e Riding With the Angels, de Russ Ballard, enquanto a excelente All the Young Dudes, de David Bowie - gravada pelo Mott the Hoople, saiu na própria edição oficial de Tattooed Millionaire.


Os mais “antigos” ainda vão se lembrar que um VHS foi lançado com um show da turnê daquele ano. Chamado Dive! Dive! Live! foi gravado em Los Angeles, na California (EUA) em 14 de agosto de 1990 com o baterista Dickie Fliszar substituindo Fabio Del Rio e apresenta todas as faixas do disco e mais alguns covers, como Black Night, do Deep Purple.

Cerca de três a quatro anos depois, Bruce deixou o Iron Maiden (para retornar em 1999) e se concentrou em sua carreira solo onde com o passar do tempo experimentou um som mais alternativo (Skunkworks de 1996) e acabou retornando ao heavy metal (Accident to Birth, 1997 e The Chemical Wedding, 1998) mais tarde, mas o debut dessa curta, porém muito boa carreira solo é este grande registro de hard rock chamado Tattooed Millionaire.


Nenhum comentário:

Postar um comentário