Elas foram lançadas na compilação Metal For Muthas de 1980, antes do Iron Maiden sequer entrar em estúdio para a gravação do primeiro disco, que excluiu Wrathchild porque segundo Steve Harris eles ainda não estavam 100% satisfeitos com a música. Ela só seria regravada para o álbum seguinte, Killers, quando Adrian Smith entrou para a banda e ajudou a finaliza-la (esta primeira versão foi gravada pelo antigo guitarrista Denis Stratton).
DRIFTER E I GOT THE FIRE (LIVE 03.04.1980 AT MARQUEE CLUB, LONDON)
Esta versão de Drifter é primeira música ao vivo lançada oficialmente pela banda. I Got the Fire - cover do Montrose - também é o primeiro e único cover ao vivo lançado oficialmente.
Ambas eram b-sides do polêmico single Sanctuary (aquele da capa censurada) e curiosamente estas versões ao vivo foram lançadas antes mesmo de suas versões em estudio. Drifter só seria gravada em 1981 para o Killers e I Got the Fire em 1983 para o single Flight of the Icarus.
Nenhuma das versões pode ser considerada rara atualmente e estão presentes em diversos lançamentos da banda.
OBS: o título “I Got The Fire” (original) foi modificado para “I’ve Got The Fire” pelo Iron Maiden quando regravada em estúdio. Significam a mesma coisa em tradução livre: “eu tenho fogo”, mas “I’ve got” - contração de “I have got” - é a forma correta do inglês britânico enquanto “I got” é a variação usual americana falada principalmente na Califórnia, lar do Montrose. Frequentemente esta última é entendida com sentido de aquisição e neste caso, “ter fogo” para o Montrose poderia significar que ele foi conseguido de alguma forma externa, como alguém que vai na esquina arrumar um isqueiro (comprado, emprestado, etc). Já a forma britânica enfatiza posse e portanto, para o Iron Maiden significaria que ele possui fogo, é dele, e sempre foi. Não interessa como.
REMEMBER TOMORROW (“LIVE 1982” - THE NUMBER OF THE BEAST SINGLE)
Também não é rara, mas curiosa. A banda fez pensar que este b-side era uma versão nova ao vivo com o então novo vocalista Bruce Dickinson quando na verdade é apenas a mesma versão do EP Maiden Japan de 81 editada com o vocal de Bruce no lugar de Paul DiAnno. No fim da música ainda é possível perceber a voz de Paul agradecendo o público.
MISSION FROM 'ARRY
Foi a primeira faixa lançada pela banda que não era uma música propriamente dita. “A missão de `Arry (Harris)” foi uma famosa discussão entre Steve Harris e Nicko McBrain que foi lançada como b-side do single 2 Minutes to Midnight.
O que pouca gente sabe é que na verdade essa gravação não é o começo da história. Os ânimos já haviam se acalmado quando Bruce chegou e incentivou seu reinicio, gravando o resultado com um gravador portátil que foi descoberto por Steve no fim.
A discussão começou porque Steve queria avisar Nicko durante o solo de bateria que o baixo estava com problemas e que por isso ele deveria estender a duração do solo. Steve chamou a primeira pessoa que viu em sua frente e mandou avisa-lo, mas como a pessoa não sabia o que fazer pois não era o assistente de Nicko, acabou atrapalhando seu solo, o que o deixou furioso. Tentando defender seu “mensageiro” Harris teve a tal discussão com Nicko.
A discussão e o link para sua transcrição podem ser conferidas neste link:
RUNNING FREE (LIVE 17.03.1985 AT LONG BEACH ARENA, L.A.)
Esta é a única faixa ao vivo da banda com duas versões oficiais da mesma gravação.
Devido a restrição de tempo e espaço no single original Running Free Live de 85 a música foi editada retirando-se a participação do público no final. Essa versão cortada tem 3m26s contra 8m16s da original, presente no disco Live After Death. Curiosamente também é o único single no qual sua versão difere do LP onde foi lançado.
OBS: até 1998 apenas as versões em CD simples do Live After Death vinham com a música editada de 3m26s. A partir daquele ano o CD passou a ser duplo e já contém a versão completa remasterizada com 8m43s (os 27s adicionais são apenas aplausos do público no fim, totalizando se assim desejarem, 3 versões distintas oficiais da mesma gravação).
SHERIFF OF HUDDERSFIELD
O maior "segredo musical" do Iron Maiden foi guardado a 7 chaves até seu lançamento e era adaptação da música “Life in The City” do Urchin, banda de Adrian Smith.
A letra é uma paródia baseada no episódio da mudança do empresário Rod Smallwood para Los Angeles em meados da década de 80. Natural de Huddersfield (daí o título), ele não teria se adaptado ao estilo de vida americano que não possuía cerveja boa, rugby e futebol, segundo as reclamações do próprio perante a banda.
Nicko McBrain conta a história por trás dessa música na faixa “Listen With Nicko Part VIII” do CD First Ten Years Part 8. Segundo Nicko, Rod estava tão empolgado que no início convidava todos a se mudarem com ele para Los Angeles. A “empreitada” acabou após ele tentar assistir futebol em canais britânicos via satélite numa parabólica instalada por um mexicano, o que obviamente não deu muito certo, lhe custou muito dinheiro e esgotou sua paciência.
Todo o processo de gravação, prensagem e lançamento ocorreu sem o conhecimento de Rod que só ficou sabendo da faixa após seu lançamento, mas levou a brincadeira numa boa.
Huddersfield é uma pequena cidade do interior da Inglaterra que fica próxima a Yorkshire. Teve grande importância na revolução industrial e é a cidade natal do ex-premiê britânico Harold Wilson, além de ser conhecida por ser o local onde a liga nacional de Rugby foi criada em 1895.
Na segunda parte da matéria (links abaixo) descubra quem foi Black Bart, entenda o significado de “Mumblings And Jumblings” e saiba porque Bayswater não é um lugar ruim para se morar. Abraços e UP THE IRONS!
Fonte: Iron Maiden: as mais raras e curiosas músicas - parte 1 http://whiplash.net/materias/curiosidades/164595-ironmaiden.html#.UzrUBKhdWE4#ixzz2xeB0Qm81
Nenhum comentário:
Postar um comentário