sábado, 27 de outubro de 2012

鉄の処女 donzela de ferro 鉄の処女

                                               鉄の処女
        鉄の処女 donzela de ferro 鉄の処女


(1) Criada na Alemanha a Dama de Ferro foi uma das criações mais cruéis e famosas da Inquisição durante a Idade Média. Era sem dúvida uma época negra, a fome, as epidemias, as guerras… e a igreja estava determinadaa “limpar o mundo” de uma forma drástica. Culpados ou inocentes eram sujeitos as mais macabras provações.
   A Dama de Ferro ou também chamada de Virgem de Nuremberg é uma espécie de “sarcófago” de ferro que representa a face de uma mulher. O instrumento, do tamanho e forma de um ser humano, contém  laminas  nas suas paredes e portas, colocadas estrategicamente para não atingirem os pontos vitais imobilizando a vitima.  Normalmente contém pequenas aberturas a partir das quais se interrogava o condenado pois o objetivo desta tortura era sempre com o objetivo de extorquir informação. Ou não? Na verdade a Dama de Ferro tinha mais utilidades….
   Foi usada pela primeira vez a 14 de Agosto de 1515 num suposto falsificador de moedas. O homem foi trancado no interior sendo trespassado com violência pelas laminas. As paredes grossas não deixavam ouvir os seus gritos e o ar era escasso. Por vezes eram abertos pequenos orifícios para que pudesse responder as perguntas que lhe eram feitas, mas quando a resposta não era a pretendida era atacados com facas e pregos. As laminas evitavam os pontos vitais, e mantinham no imóvel de pé, por vezes as portas eram abertas apenas para serem fechadas novamente reabrindo os ferimentos. Acabou por morrer devido as hemorragias 3 dias depois. Este foi apenas o primeiro caso documentado, depois deste seguiram-se muitos outros.
   A Virgem de Nuremberg é apenas uma das mais horríveis formas de se morrer. Até porque, sejamos inteligentes, como é que alguém, na Idade Média conseguia sobreviver todo esburacado? Simples não conseguia. Por isso mesmo a Dama de Ferro é uma sentença de morte, lenta, violenta e bastante sangrenta…. há melhor?



(2) Também conhecido como Iron Maiden, nesse instrumento de tortura provido de duas portas com fincos internos, alguns fixos e outros móveis, que poderiam ser regulados a cada dia, penetrando aos poucos na carne da vítima.
Na maioria das vezes, a vítima não morria imediatamente. Ficava por horas gritando de dor antes de falecer.
O mais famoso desses instrumentos ficou conhecido como a Donzela de Ferro de Nuremberg.





(3)                                        Iron maiden - Expressão idiomática

"Donzela de ferro"; mulher exigente
The iron maiden of Nuremberg was very famous.
A "Donzela de ferro" de Nuremberg foi muito famosa.
Os fãs da banda de heavy metal Iron Maiden certamente vão se deliciar com a origem desse nome. Nos tempos medievais, Iron Maden, ao pé da letra "donzela de ferro", era o nome de um instrumento de tortura para traidores, hereges e todo o tipo de criminosos. Era uma caixa de ferro, iron, com o formato parecido com o corpo de uma mulher, ou donzela, maiden. Na frente, duas portas se abriram para a vítima poder entrar de costas e receber o "abraço" da donzela. Do lado de dentro das duas portas havia vinte e um pregos de ferro, com as pontas afiadíssimas, posicionados de tal forma que, na hora de fechar lentamente as portas , os pregos começavam a abrir buracos nos órgãos vitais, até penetrar completamente o corpo da vítima. Mais dois pregos de ferro eram colocados no nível do rosto para perfurar os olhos. Animal, não é?



(4) A dama de ferro, também conhecida como "Virgem de Ferro" ou "Donzela de Ferro" devido a alguns exemplares tidos como medievais trazerem uma representação da face da Virgem Maria, é um instrumento de tortura e execução. Esse nome corresponde ao original germânico Eiserne Jungfrau e o instrumento consiste em uma cápsula de ferro com uma fronte esculpida, suficientemente alta para enclausurar um ser humano. Possui dobradiças e abre como um ataúde. Usualmente, existem pequenas aberturas por onde o suposto torturado ou condenado pudesse responder ao interrogador ou sofrer ferimentos através de facas ou pregos. No interior da cápsula havia cravos de ferro que perfuravam o corpo do aprisionado mas não atingiam órgãos vitais. Este perderia sangue ou mesmo agonizaria por asfixia.
A "dama de ferro" é tida como própria da Idade Média, mas há estudos que afirmam não ter sido a mesma inventada antes do século XVIII. Não se conhecem exemplares de "damas de ferro" anteriores a 1793, quando os aparelhos de tortura medieval foram catalogados em atendimento à fascinação de colecionadores do macabro.
Wolfgang Schild, um professor de direito penal da Universidade de Bielefeld, argumenta que qualquer exemplar de "dama de ferro" conhecida são na verdade partes de um conjunto de peças medievais reunidas a outros artefatos de museus, com a intenção de chamarem a atenção para exibição comercial.
Um famoso exemplar de "dama de ferro", conhecida como dama de ferro de Nuremberg ou "Virgem de Nuremberg", surgiu por volta de 1802. Tinha um formato antropomórfico e representaria em estilo gótico primitivo a figura de Maria, a mãe de Jesus, com uma face piedosa.
A original se perderia durante o bombardeio aliado em 1944. Uma cópia proveniente do "Castelo Real de Nuremberg", foi vendida para Charles Chetwynd-Talbot em 1890, juntamente com outros aparelhos de tortura, e, após ser exibida em Chicago, 1893, seria levada para uma tour americana. A cópia foi autenticada no início dos anos de 1960 e agora faz parte do Museu Medieval do Crime da cidade de Rothenburg ob der Tauber.
Historiadores concordam que Johann Philipp Siebenkees criou uma história falsa em 1793. Conforme escreveu Siebenkees, o aparelho foi usado pela primeira vez em 14 de agosto de 1515, para executar um falsificador de moedas.
Inspiração para a construção da "Dama de ferro" pode ter ocorrido de uma passagem de Santo Agostinho em seu livro "Cidade de Deus", quando é referida a morte de Marcus Atilius Regulus. Ele teria sido executado pelos cartagineses que o colocaram num caixote de madeira com pregos pontiagudos em ambos os lados, de modo a não poder se mexer sem ser perfurado.Outra hipótese é a máquina da morte de Apega, que foi chamada com o mesmo nome da esposa do cruel Nabis, tirano de Esparta.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário